sábado, 17 de novembro de 2007

O que é Cadeia Alimentar?
Uma cadeia alimentar é uma seqüência de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, começado com os vegetais e terminando com os microorganismos.

Componentes de uma Cadeia Alimentar:

Todos os seres-vivos que compõem um ecossistema cumprem papéis importantes e diferentes, dentro da cadeia alimentar. Uma cadeia alimentar tem elementos básicos como:
-Produtores: São sempre seres que produzem seu próprio alimento, alem dos alimento que serão usados na cadeia alimentar. Isso acontece porque esses seres são capazes de realizar uma reação química chamada de fotossíntese. Os produtores são obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar. Os principais produtores conhecidos são as plantas e algas microscópicas.
Fotossíntese: é quando um vegetal suga as águas e sais minerais do solo por suas raízes, pega luz (natural ou artificial) e gás carbônico por suas folhas e os uni, onde acontece a fotossíntese, logo o vegetal consome o resultado da reação química, mas como nem tudo é aproveitada, parte do gás oxigênio desenvolvido através da fotossíntese é liberado para a atmosfera.
-Consumidores: São os seres-vivos que necessitam de se alimentar de outros organismos para gerar energia (essencial para sobreviver) isso porque não são capazes de produzir seu próprio alimento. Eles alimentam-se dos produtores (vegetais) e de consumidores inferiores, ex:a formigas comem vegetais, os tamanduás comem formigas e as onças comem tamanduás.
É bom lembrar que nem toda a energia ganhada através da alimentação será usada, parte dessa energia que não é útil será eliminada através das fezes e outra parte será perdida em forma de calor.
-Decompositores: São organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica, reduzindo compostos complexos em moléculas simples, fazendo com que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Por se alimentarem de matéria em decomposição são considerados saprófitos ou sapróvoros.
O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada uma das etapas da cadeia alimentar. A drástica redução dos animais predadores, por exemplo, pode resultar na proliferação dos animais herbívoros e, com isso, na escassez ou extinção de algumas espécies vegetais.


Importância de se conhecer as Cadeias Alimentares:
A observação da cadeia alimentar leva ao entendimento de toda a seqüência de alimentação dos animais que vivem em determinado ecossistema. Pode-se também examinar o conteúdo estomacal de animais e assim perceber essa seqüência. A importância disto está baseada no uso natural de animais ou plantas que possam controlar ou equilibrar o ecossistema de forma a evitar o uso de pesticidas e quaisquer outras formas artificiais que possam desequilibrar em longo prazo o ambiente, ou ainda, provocar sérias reações nos animais e até os seres humanos que ali habitam. Esta prática é denominada controle biológico.


Exemplo de Cadeia Alimentar:
Pode-se dar o seguinte exemplo de cadeia alimentar: algumas plantas produzem frutos e sementes que são comidos por certos pássaros; estes são devorados por pequenos animais carnívoros como alguns gatos-do-mato; estes podem, por sua vez, ser comidos por carnívoros maiores, ou podem ser mortos pelo tiro de um caçador; sua carne servirá de alimento aos cães do caçador e sua carcaça, abandonada na mata pelo homem, vai alimentar uma série de insetos e bactérias; os ossos se desagregam com o decorrer do tempo e suas partículas se incorporam ao solo; as raízes de muitas plantas vão aproveitar esses minerais agregados ao solo; tais plantas produzirão novos frutos e sementes que alimentarão outros pássaros. Fechou-se, dessa forma, a cadeia alimentar. Muitas cadeias são mais complexas, apresentando caminhos preferenciais e outros secundários. Os animais em geral preferem certos alimentos, mas se estes faltam ou escasseiam, comem outros.

Nenhum comentário: