sábado, 17 de novembro de 2007

Erosão do solo:
Erosão significa desgaste da terra. Ela é causada geralmente pelas intensas ações do ar e da água, que atuam durante milhões de anos sobre o solo, reduzindo-o a fragmentos, que são arrastados para uma outra região.
Observe os principais tipos da erosão:
-Erosão fluvial: é causada pela intensa ação das águas dos rios, que retiram os sedimentos de seu leito e de seu fundo. Dependendo da rigidez do solo e do tempo que o rio já faz o mesmo percurso, pode originar cânions, que são profundas gargantas originadas pala ação das águas dos rios.
-Erosão pluvial: é causada pela intensa ação das águas das chuvas, que retiram os sedimentos dos lugares por onde passa. Dependendo da força e da velocidade das águas, podem dar origem a voçorocas, fendas que se originam em terrenos inclinados por fortes enxurradas.
-Erosão eólica: é causada pela intensa ação dos ventos em solos menos rígidos e que dão origem a belas esculturas naturais.
-Erosão marítima: é causada pela intensa ação das ondas do mar nas praias e baías.

As erosões podem também, ser causadas pela ação humana. Pelo inadequado uso do solo, o homem acaba desmatando a cobertura vegetal, que acaba conseqüentemente facilitando a erosão do solo, alem de construções em áreas de risco, que na chuva, o solo frágil pode não agüentar-se e acabar desmoronando.

Medidas de prevenções:
Apesar de todas as catástrofes que uma erosão pode trazer, como demolições de casas (em áreas urbanas) ou destruições de plantações e empobrecimento do solo (em áreas rurais), existem medidas de prevenções. As melhores medidas de prevenção do solo são:
-evitar ao máximo a desmatação, pois os vegetais seguram o solo e evita erosões.
-fazer curvas de níveis em intervalos de 100 ou 200 metros, para evitar que a água escorra com muita velocidade.
-plantar árvores ou outros vegetais, os vegetais ajudam a absorver a água, alem de cobrir o solo evitando que a água entre em contato com o solo com muita força e velocidade.
-não fazer construções em locais não permitidos de ou risco, estas construções enfraquecem o solo e facilitam erosões e deslizamentos.

Nenhum comentário: