sábado, 17 de novembro de 2007

Introdução:
A Terra é até agora para nós o único planeta que oferece condições fundamentais de vida, alem de ser nossa casa e nossa fonte de alimentos e entretenimento. Por isso a estudaremos.

Formação da Terra:
Ela nasceu junto com os outros planetas do Sistema Solar, com a junção de vários blocos de pedra que foram atraídos por uma imensa nuvem de gás e poeira um milhão de vezes maior, o futuro Sol.Pela forca da gravidade a Terra exerceu uma translação em torno do futuro Sol e tornou-se mais esférica.

Formação da crosta terrestre:
Há cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos, o planeta Terra era muito quente, como se fosse uma bola de lava e fogo, não possuindo forma de vida alguma,havia so uma fina atmosfera de gases venenosos e lava, basicamente. Então naquela época muitos cometas evadiam a sua superfície.
Com o decorrer do tempo, o planeta foi lentamente esfriado, originando uma camada rochosa, porem fina e esburacada, em toda sua superfície (a crosta terrestre ou litosfera).

A atmosfera e a hidrosfera:
Durante o esfriamento da Terra, desprendeu-se dela uma grande quantidade de gases (dióxido de carbono, e amoníaco) e vapores de água. Os gases formaram nossa segunda atmosfera (100 vezes mais densa do que hoje), enquanto os vapores de água subiram para a atmosfera e formaram nuvens, que geraram chuvas constantes, limpando os antigos e hostis gases da atmosfera, alem de originar nos grandes declives da Terra os oceanos.Com os vapores de água também surge a hidrosfera, que é toda a camada de água do planeta Terra, seja ela liquida gasosa ou sólida, ou seja, são todos os atuais71% do nosso planeta que é água.

Origem da Vida e do oxigênio na Terra:
As primeiras formas de vida terrestres se desenvolveram nos oceanos, eram elas: as bactérias e algas primitivas. Microrganismos que surgiram por volta de 3 bilhões e 500 milhões de anos,com uma única célula, que realizava fotossíntese (converte dióxido de carbono em gás oxigênio) que mais tarde se dividiu-se e originou outros seres vivos.
Com seres vivos se multiplicando na Terra, e todos realizando fotossíntese, o dióxido carbono começa a se converter em oxigênio, estando o oxigênio livre na atmosfera reagindo com o amoníaco, foi liberado azoto, simultaneamente as bactérias também iniciaram a conversão do amoníaco em azoto assim acrescentando a atmosfera mais um gases essenciais para a vida, alem de diminuir gases prejudiciais.

Camadas internas da Terra (resumo):
Núcleo ou Barisfera:
é a camada mais interna da Terra, lá a pressão e o calor é tanto que tudo é líquido, inclusive os metais, o interessante é que quanto mais longe os metais do núcleo mais eles se solidificam.
Manto ou Pirosfera: é a segunda camada mais interna da Terra, no manto tudo se encontra em um estado pastoso e quente (chega ate 1500 graus), e é lá onde se desenvolve o magma (lava), que sobre pressão chega ate a crosta terrestre através dos vulcões.
Crosta terrestre ou litosfera: é toda a espessura sólida da Terra, acima do manto e a baixo da biosfera, ou seja, é a terra que pisamos, onde estão as plantas e animais terrestres.

Camadas externas da Terra:
Hidrosfera:
a hidrosfera como foi dito são todas as águas do planeta Terra, seja elas liquida gasosa ou sólida, é onde vivem as plantas e animais aquáticos.
Biosfera: onde se localizam todos os seres vivos da Terra, plantas, animais, fungos, micro organismos, etc; ou seja, tudo dentro e acima da crosta terrestre ate a atmosfera.
Atmosfera: é o nome dado a um conjunto de camadas gasosas (Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Ionosfera, Exosfera, Ozonosfera, Magnetosfera), cada uma responsável por algo, controlar os raios do Sol, impedir a entrada de cometas, etc.

Nenhum comentário: