sábado, 17 de novembro de 2007

Importância do Solo:
O solo está presente em nosso planeta desde antes do surgimento dos seres-vivos. Desde muito antigamente, nós usamos o solo para vários fins, como: para plantarmos, construímos nossas moradias, criarmos animais e para várias outras coisas, então pode dizer que ele é insubstituível em nossas vidas.

Tipos de Solos:
Existem vários tipos de solos, cada um deles tem a sua importância e característica única, que são utilizadas na sua identificação. As características de um solo podem torná-lo propício para várias coisas, como por exemplo, o solo misto, por ser bastante variado, e por conter características importantes dos outros solos, é propício à agricultura. Os solos são classificados em:

-Arenoso: é um solo muito permeável, possui partículas muito grandes e que não retem água, não possui seres vivos, ou seja, não tem quase nenhuma vegetação, é muito encontrado em praias.
-Argiloso: é um solo muito impermeável, possui partículas minúsculas e que retem muita água, possui vários seres vivos e é geralmente encontrado em lugares mais úmidos, como lagoas e pântanos.
-Humífero: possui partículas mais ou menos grandes, retem muita água, é bastante permeável, é geralmente encontrado em florestas e matas.
-Calcário: suas partículas são grandes, brancas e permeáveis, não retem muita água e possui pouquíssimos seres vivos.
-Misto: possuem partículas de vários tamanhos, possui vários seres vivos, é bastante permeável, retem muita água e é muito utilizado em plantações.

Solo e Agricultura:
O solo é essencial para a agricultura, principalmente o misto, possui partículas de variados tamanhos que são muito permeáveis e retem muita água, isso permite que o solo tenha muito ar e água, alem de que, o solo misto possui geralmente muitos seres decompositores, favorecendo a agricultura. Outro solo muito importante para a agricultura é o calcário, pois quando misturado ao solo retira seus ácidos, isso é chamado de calagem.
Um solo fértil deve ser profundo, apresentar uma quantidade razoável de seres decompositores, deve reter bastante água, deve ser bastante permeável e apresentar minerais essenciais para a agricultura. Caso o solo não seja fértil, o agricultor pode melhorá-lo, arando-o, colocando adubos, acressentando-o solos mais férteis e seres decompositores, alem de regá-lo freqüentemente. Existem dois tipos de adubos:
- Orgânico: adubo composto de restos de seres vivos, como fezes de animais, restos de alimentos, etc.

- Químico: adubo composto de nitrogênio(N), fósforo(P) e potássio(K), que é extraído industrialmente de certos minerais.

4 comentários:

Eu sou... disse...

gostei mas gostaria que vc colocasse sobre o solo para os animais e para os seres vivos

Ma disse...

ADOREI esse site e ótimo vou entrar sempre me ajudou muito no dever de casa,mas também gostaria que vc colocace sobre animais e seres humanos a e não se esqueça sobre o ser humano é o mais importante!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Muito bom, estou estudando este assunto e este site me ajuda muito com os estudos e simplifica os conteúdos.

Donut Than disse...

Gostei! Me ajudou bastante no dever de casa. Mas eu acho que poderia ter abordado um pouco mais esse assunto, o texto poderia ser maior mas fora isso está ótimo!! Parabéns