sábado, 17 de novembro de 2007

Conceito:
Rochas são matérias formadas por minerais e que se originam de várias formas, elas fazem totalmente parte de nossa vida. São por elas que temos construções, certos aparelhos domésticos, ruas, CDs e muito mais. São das rochas que são extraídos os minerais, como ferro, bauxita, cobre, zinco, estanho e outros.

Tipos de rochas:
Existe um numero muito grande de rochas, todas elas são utilizadas para fazer diversas coisas. Apesar dessa grande diversidade de rochas, elas são divididas em três categorias, que as classificam de acordo com suas origens. Estas categorias são, metamórficas, sedimentares e magmáticas.
-Magmáticas: são as rochas que se originam a partir do resfriamento do magma. Alguns exemplos de rochas magmáticas são, a pedra-pome, o granito, o basalto, dentre outros.
-Sedimentares: são aquelas rochas que se formam pela ação do ar e da água, geralmente. Estes fatores fazem com que outras rochas liberem sedimentos, que são arrastados para as partes mais baixas do relevo e com o acumulo de sedimentos, eles se comprimem, originando rochas. O arenito, o calcário e a argila, são alguns dos exemplos de rochas sedimentares.
-Metamórficas: são as rochas que se originam de outras rochas, podem ser sedimentares, magmáticas ou até outras rochas metamórficas, estas rochas quando modificadas por alta temperatura ou alta pressão dão origem as rochas metamórficas. Dois exemplos de rochas metamórficas são, o mármore (originado do calcário) e a ardósia.

Para que elas servem?
As rochas estão muito presentes em nossas vidas, elas são utilizadas para construir e revestir casas, fazer decorativos de interiores e exteriores, fabricar jóias e semi-jóias. Observe abaixo alguns exemplos de rochas e os materiais de que elas são feitos ou para que alas são utilizadas:
-Pedra-pome: é muito utilizada para lixar o pé.
-Granito: pode ser usado para revestir ruas, calçadas, paredes e assoalhos ou para fazer lavatórios.
-Basalto: ele é geralmente usado para fazer as partes escuras das calçadas.
-Arenito: usado para cimentar tijolos, fazer vidro e rebocar as paredes das casas.
-Calcário: usado para fazer giz, gesso e pó de cal (é usado em restos de animais ou de humanos, para conservar o seu corpo).
-Argila: muito usado para fazer cerâmica principalmente (pratos, jarros, panelas, etc).
-Mármore: é muito usado para construir estátuas, revestir paredes, tetos e assoalhos ou para fazer lavatórios e pias.
-Ardósia: pode ser usada para fazer pisos, decorações, revestimentos e muito mais.

Nenhum comentário: